Ahora lobbygay.biwoo.com en tu móvil | Click here to create your biwoo.com  biwoo.com

veado_

mozilla bookmark  rss2

Uma data-28 de Junho de 2008

É já no dia 28 deste mês que se realizará a 9ª Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, com partida da Praça do Príncipe Real. O lema este ano, "Fracturante é a discriminação" - visa inverter a ideia errada e a conotação negativa com que certas opiniões homofóbicas se passaram a referir às questões LGBT. Não faltem!

XII Parada do Orgulho GLBT de São Paulo

Realizou-se pela 12ª vez mais uma edição da Parada do Orgulho GLBT de S.Paulo, que continua a ser a maior do mundo - mais de 3 milhões de pessoas.

Ellen e Portia

Pouco depois do anúncio da decisão do Supremo e aproveitando o seu show, a actriz Ellen de Generes anunciou publicamente o seu casamento com a sua namorada de há longo tempo Portia de Rossi. Estão de parabéns!

California rulezzz

O Supremo Tribunal da California declarou inconstitucional a lei que impedia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em vigor desde 2004 quando cerca de 8.000 casamentos celebrados pelo Mayor de São Francisco foram anulados. É uma vitória que poderá ter repercussão a nível nacional. O Supremo afirmou igualmente que a lei das parcerias civis da California não é um substituto equiparavel ao casamento.

Letras sai do armário

Um grupo de 3 estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa resolveu criar um movimento de afirmação LGBTQ, supostamente o primeiro movimento do género em Portugal, como acontece em Universidades de outros países. Aqui o URL do blog do grupo: letrasforadoarmario.blogspot.com/

Inquérito Saúde e Sexualidade (2007) no Público

O Público na edição de Sábado publica o resultado do Inquérito Saúde e Sexualidade realizado o ano passado pelo ICS da Universidade de Lisboa, dando destaque de primeira página a um dos dados do resultado: 70% dos portuguesas considera as relações homossexuais "erradas". As insuficiências e debilidades do inquérito têm sido salientadas em vários blogues, mas degladiem-se por causa causa dos resultados, a verdade é que nenhum estudo do género em Portugal apresentou alguma vez uma maioria favorável.Quando é que Portugal entra no séc. XXI?

Queer Lisboa 12 (2008)

Estão abertas as inscrições de filmes para o Queer Lisboa na sua 12ª edição, a realizar em Setembro.Para além das secções habituais, a destacar nas secções paralelas um ciclo sobre religião e sexualidade e outro sobre obscenidade e ainda uma nova secção denominada Queer Art, que com a informação disponível desconheço tratar-se de uma iniciativa expositiva ou em suporte fílmico.

Lubrificante em vez de preservativo

O uso de lubrificantes especiais que ofereçam protecção contra o vírus da Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis em substituição do tradicional preservativo, é o objectivo de um projecto de investigação da UCLA. Para aqueles que acham que o preservativo retira 'naturalidade' ou sensibilidade ao acto sexual, não deixa de ser uma boa notícia.

Luis Barragán era gay?

Num interessante, embora sumário, artigo no Bilerico Project, Stephen Suess pretende inferir a homossexualidade do arquitecto mexicano Luis Barragán a partir da sua obra, em particular da sua própria casa na Cidade do México. A conclusão é discutível. Muitas das características que ele vê na obra do arquitecto podemos encontrar na obra de outros arquitectos que não foram de todo homossexuais. Que uma obra de arquitectura reflita a formação cultural e até a personalidade do seu autor é relativamente pacífico. Já a orientação sexual...

Heath Ledger (1979-2008)

O actor australiano Heath Ledger foi ontem encontrado morto num apartamento em Manhattan, vítima de uma aparente overdose de medicamentos. Tinha 28 anos e tornou-se célebre pelo papel que interpretou no filme de Ang Lee, Brokeback Mountain de que muitos se lembram concerteza. Ainda o poderemos ver no seu último filme no papel de Joker, em The Dark Knight de Christopher Nolan, ainda não estreado, que será uma sequela de Batman Begins.

1ª mulher negra e lésbica eleita 'mayor'

Em Cambridge no Massachussets fez-se história. Pela primeira vez nos Estados Unidos foi eleita para presidente de Câmara uma mulher negra, Denise Simmons, que é assumidamente lésbica. Denise sucede a Ken Reeves, que também era negro e gay. Terá o país a nível nacional a mesma abertura de espírito nas eleições que se avizinham?

Casamento gay- de Espanha para a Argentina

Dois dirigentes da Comunidade Homossexual Argentina (CHA) formalizaram hoje a sua união em Madrid e pretendem pedir à justiça argentina que reconheça o matrimónio naquele país. De lembrar que na Argentina não é permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas apenas na circunscrição autónoma da cidade de Buenos Aires são autorizadas uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo, que lhes garantem alguns direitos no plano econômico e familiar não equiparáveis aos do casamento.

E se for há mais de cinco?...

O governo conservador do Canadá decidiu recentemente sem anúncio público, restringir a política de dação de orgãos do Ministério da Saúde e interditar a dação de orgãos a homens que tenham tido uma relação homossexual há menos de 5 anos, por a considerar ser um factor de risco de transmissão de doenças infecciosas. A medida, adoptada quase à socapa, já mereceu fortes críticas do Partido Liberal, principal partido da oposição.

Morte de um libertino

Sem reverências, de que ele certamente não gostaria, só para assinalar a morte de um ecritor que conseguiu marcar várias gerações de leitores com a irreverência indelével da sua obra. Já há muito que não causava mossas, mas o prazer inconformista que a sua escassa obra ainda nos suscita não deixa de ser inspirador para muitas irreverências.

Mais vale tarde do que nunca

Rupert Everett resolveu partir a louça em relação a Hollywood e em particular em relação a Jodie Foster. Desvalorizou o recente coming-out da actriz por considerá-la já demasiado velha para que isso tenha algum impacto em Hollywood: "Ela tem 45 anos e isso não pode incomodar mais ninguém. Após uma certa idade você pode ser gay em Hollywood. Antes disso, não é apenas ruim, é impossível". Se é impossível, não é natural que só agora o tenha feito e que com isso possa contribuir para que se torne um pouco 'mais possível' para actores mais jovens?

O ano começa bem

Para começar bem o ano uma boa notícia que chega do Nepal. Vem de paragens longínquas ( não se arranjou mais perto ;-)) mas que pelo menos sirva de inspiração e alento para lutas tão elevadas como a orografia do país. Aproveito para desejar a todos os que colaboram e lêem o Lobby um óptimo 2008!

Contra a homofobia de bancada

O Reading FC, um clube da Primeira Liga inglesa, aderiu à campanha da The Football Association para banir a homofobia das bancadas nos jogos de futebol através de alterações aos regulamentos dos estádios que penalizam atitudes homofóbicas. É o primeiro clube da Primeira Liga a fazê-lo e um contributo significativo para combater a homofobia num meio particularmente homofóbico como o do futebol. Era bom e certamente mais fácil, que também tentassem acabar com a discriminação nos balneários e direcções dos clubes.

Hungria legaliza uniões civis entre pessoas do mesmo sexo

Foi aprovada no parlamento húngaro uma lei que permitirá o registo de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. A lei prevê a atribuição dos mesmos direitos consagrados ao casamento heterossexual, à excepção do direito de adopção. A lei só entrará no entanto em vigor em Janeiro de 2009!

Policias nús contra violência machista

A ideia não é original mas visa dar outra imagem da polícia local de Pinto (Argentina). Trata-se de um calendário com imagens de diversos agentes mais ou menos despidos em plena actividade das suas funções. Os fundos angariados com a campanha reverterão para uma associação local de luta contra o cancro e de apoio a vítimas de violência doméstica.

Mas pragas destas nunca mais desaparecem?

Berlusconi pretende formar um novo partido político em Itália chamado Partido das Liberdades do Povo. A fórmula é a mesma- mistura de liberalismo económico com populismo conservador- mas continua a apostar na ideia de uma "nova política" contra a "velha política" apesar da experiência já ter demonstrado o que significa essa "nova política" quando a sua Forza Itália governou o país. Em termos de liberdades relativas aos lgbt já sabemos o que pensa: 365gay.com/Newscon07/11/111907italy.htm

Chicoteie-se a vítima

Uma mulher saudita de 19 anos, vítima de violação por um grupo de homens, depois de ter sido igualmente condenada com os seus agressores (sic), viu a sua pena agravada para 6 meses de prisão e 200 chicotadas (a pena inicial consistiu em 90 chicotadas) após ter recorrido da sentença. Palavras para quê? É a 'justiça' na versão da Sharia.

Exposição: Violência Não Faz O Meu Género

Ainda sobre exposições patentes em Lisboa que vale a pena ver, uma exposição inserida no lançamento da campanha Combate à violência contra as mulheres,incluindo a violência doméstica e no Ano Europeu de Igualdade para todos, que reúne os 50 melhores cartoons sobre o tema retirados de uma outra exposição realizada em Madrid em 2006 - Por una vida sin malos tratos. Até ao dia 30 deste mês na Assembleia da República em S.Bento. Entrada gratuita.

Exposição: Desigualdades, Discriminações e Preconceitos

Uma exposição composta por cerca de 200 desenhos realizados por artistas de 29 países europeus, dedicados ao tema Desigualdades,Discriminações e Preconceitos, está patente na Estação do Rossio até 21 de Novembro. A entrada (se é que há entrada...) é gratuita. A mostra apresenta os melhores trabalhos do Concurso Europeu de Cartoon.

Buenos Aires-Estado dificulta Marcha do Orgulho

Pela primeira vez desde há 16 anos o Estado de Buenos Aires não se disponibiliza a dar apoio à realização da Marcha do Orgulho de Buenos Aires. Para além disso os organizadores de manifestações sociais têm de pagar um seguro e a contratação de serviços de segurança e limpeza.

Homossexualidade deixa de ser crime na Nicarágua

O artigo 204º do antigo código penal nicaraguense previa que homossexuais fossem penalizados com penas que variavam de 3 meses a 1 ano de prisão. No novo código a homossexualidade deixa de ser crime.

Ordem dos Médicos não respeita a Lei

A Ordem dos Médicos decide não alterar o seu Código Deontológico por forma a conformá-lo com a alteração legislativa sobre a IGV, contra um parecer da PGR. O bastonário diz que em caso de discrepância, a lei se sobrepõe ao Código Deontológico, mas que não se justifica alterar o Código. É a mesma atitude dúplice que alguns defendiam em relação à anterior lei da IGV- neste caso, o código existe mas não é para ser aplicado em caso de incumprimento; Mas também valha-nos a lei para isso...

Beijo gay de novo em polémica

Desta vez a polémica surgiu no seguimento da entrevista dada à revista Júnior pelo actor Chico Santo em que ele afirma ter gravado um beijo gay para o filme Antónia, e que a cena teria sido cortada para evitar a alteração da classificação indicativa do filme para maiores de 17 anos. O Dept. de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação no entanto, desmente que a relação afetiva entre personagens homossexuais de forma alguma iria agravar a classificação de um filme. Resta saber então o que terá motivado o corte da cena.

China poderá rever lei discriminatória de pessoas com HIV

O governo chinês poderá rever uma lei de 1994 que proibe a entrada no país de pessoas infectadas com o HIV. Os termos dessa revisão ainda não são conhecidos mas a decisão vem na sequência de pressões do Global Fund, uma organização sedeada em Geneva que financia programas de saúde de combate a epidemias em todo o mundo. Esta lei tem contribuido para a ideia que se tem na China de que a SIDA é uma doença de estrangeiros e já originou a situação caricata de impedir indivíduos infectados de participar em conferências sobre a doença.

"Les Témoins" de André Techiné

Mais um filme de temática gay a ganhar um prémio num festival de cinema. Desta vez foi o último filme do cineasta francês André Téchiné a ganhar o Grande Prémio do Festival Mezipatra na República Checa. A história de um grupo de amigos parisienses evocando os primeiros tempos da SIDA.

Nem Marcha nem Manif

Depois de verem a Marcha Gay de Moscovo ser proíbida pelo Presidente da Câmara moscovita, os organizadores apelaram às instâncias judiciais para verem autorizadas duas manifestações para reivindicar mais respeito pelos homossexuais naquele país. No entanto tais apelações foram recusados pelos tribunais por considerarem que a administração da cidade tem direito a vetar um evento público por motivos de segurança.

« previous12» next

terms and conditions  |    |  Contact to biwoo.com
code:licence, download  |  modification code  |  images licence   |  content licence
Valid XHTML 1.0 Transitional    Valid CSS!   [Valid RSS]