Ahora lobbygay.biwoo.com en tu móvil | Click here to create your biwoo.com  biwoo.com

Siona

mozilla bookmark  rss2

Debate GRIP - Lembrando Gisberta: Identidade de Género e Cidadania

No próximo dia 21, o GRIP vai realizar um debate sob o tema "Três anos depois - Lembrando Gisberta: Identidade de Género e Cidadania". Em Portugal, as pessoas transsexuais continuam sem ter a sua identidade e cidadania reconhecidas pelo estado; três anos depois de Gisberta, nada mudou. É às 15:30h, no Clube Literário do Porto, na sala Piano-bar (rua Nova da Alfândega, n.º 22, perto da Ribeira). O debate conta com a participação de oradores da área da psicologia, psiquiatria e direito. A entrada é livre. Venham, e tragam amig@s!

Pelo Acesso ao Casamento Civil - dia 09-10, Porto, Metro da Trindade

Manif. pelo acesso ao casamento civil, dia 9 de Outubro, estação de Metro da Trindade, 12h. "Traz uma folha com a frase "ACESSO AO CASAMENTO CIVIL". Chega um pouco mais cedo e age naturalmente, como se fosses um(a) mer@ utente à espera do metro. O objectivo é que estejamos tod@s dispers@s e não em multidão. Quando forem exactamente 12h, segura a tua folha. És uma estátua. Não fales nem te mexas. O importante é a tua mensagem. Passados 2 minutos em que estás completamente estátic@, guarda a tua folha e retoma o teu percurso."

GRIP organiza caminhada a Salreu no aniversário, a 18 de Maio

O GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto - na companhia do 'Elas a Norte', vai comemorar o seu terceiro aniversário com uma caminhada a Salreu, no dia 18 de Maio. O percurso promete rouxinóis, cegonhas, garças, muito verde e tranquilidade! A meio da tarde há lanche (levem merenda!), e depois o regresso ao Porto. Estão tod@s convidad@s, quer quem conhece o GRIP, quer quem ainda não - basta escreverem para o endereço do grupo (grip.ilga@gmail.com). Apareçam, e tragam amig@s!

UMAR organiza ciclo de cinema no âmbito da divulgação do Congresso Feminista 2008

A UMAR vai organizar o ciclo de cinema "UMAR-te Assim Perdidamente", de 12 a 18 de Maio, às 21:00h, no auditório da Faculdade de Psicologia do Porto. Cada filme será seguido de debate. Destaque para o filme "If These Walls Could Talk 2" / "Amor no Feminino", de temática lésbica, a ser exibido no dia 16, e que terá debate contando com as presenças de Luísa Corvo, da Associação ILGA-Portugal, Miguel Vale de Almeida, do ISCTE, e elementos das Panteras Rosa. As inscrições estão abertas até 10 de Maio.

MP pede pena suspensa para acusado no caso "Gisberta"

O MP pede pena suspensa para Vítor Santos, o único dos jovens implicado na morte de Gisberta que tinha mais de 16 anos à altura do crime. Apesar de inicialmente acusado de ter sido quem incitou as agressões, o testemunho dos colegas neste julgamento apresentava-o como nunca tendo agredido Gisberta, e até tentando impedir os outros de o fazer. Para o MP, só o crime de omissão de auxílio resulta provado, e pede pena suspensa sob forma de trabalho comunitário durante 6 meses, a favor dos sem-abrigo. A sentença será lida a 14 de Abril.

Audiência Parlamentar do BE com a Ilga e Grit

A Associação ILGA-Portugal e o GRIT (Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transsexualidade) apresentaram, no dia 21, em audiência com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, e a convite deste, o documento reivindicativo sobre transsexualidade, e uma proposta de Lei de Identidade de Género, que permitirá a mudança do nome e sexo legais sem recorrer a um processo judicial arbitrário, demorado e discriminatório. É a primeira vez que as pessoas transsexuais foram directamente ouvidas no Parlamento português.

Noites Verdes no 'Maria Vai Com as Outras'

No espaço 'Maria Vai Com as Outras', na rua do Almada, no Porto, nos dias 1 e 2 de Fevereiro, vão haver as 'Noites Verdes', com oferta de brindes dos produtos da marca adquirida, e convites para a edição de Carnaval do Lesboa Party, que se vai realizar já dia 4 de Fevereiro, em Casal de Paulos (Monsanto), Lisboa.

WBC organiza protesto no funeral de Heath Ledger

A Westboro Baptist Church, famosa por organizar 'protestos' nos funerais de soldados americanos mortos na guerra do Iraque, dizendo ser a 'retribuição divina' por os EUA 'permitirem' a existência das pessoas LGBT, anunciou que vai fazer idêntico protesto no funeral de Heath. Shirley Phelps disse: 'Deus odeia o balde sórdido de excremento temperado com vómito conhecido como Brokeback Mountain e todas as pessoas que tenham tido o que quer que seja a haver com o filme' 'Ledger está agora no inferno, a começar a cumprir a sua pena eterna'

Dalai Lama apela a protestos pacíficos durante Jogos de Pequim

O Dalai Lama apelou aos seus seguidores para se manifestarem pacificamente durante os Jogos Olímpicos de Pequim, que vão começar em Agosto. Segundo o líder tibetano exilado, a intenção é chamar a atenção de todos, sobretudo dos próprios cidadãos chineses, para a ocupação chinesa do Tibete, que dura desde 1951.

God Hates The World vídeo

Um vídeo assustador da Westboro Baptist Church, parodiando a canção 'We are the World', e que dispensa comentários!

A bactéria que matava gays por correio

Post do 'Tempos que Correm' sobre o 'estudo' divulgado na imprensa portuguesa como a 'superbactéria que mata homossexuais nos EUA' (www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=2738920), ressuscitando a reacção homofóbica típica dos anos 80 à epidemia da sida. Também a ler, sobre o mesmo tema: viafactea.blogspot.com/2008/01/se-gay-no-cumprimente.html psiquiatrizaodavidaquotidiana.blogspot.com/2008/01/paranoid-diferencesl

ILGA-Portugal condena lei sobre famílias de acolhimento

A ILGA-Portugal emitiu este comunicado em reacção à decisão do governo de excluir do regime do acolhimento familiar, os casais de pessoas do mesmo sexo vivendo em união de facto, ou em economia comum. A redacção anterior à publicação no DR permitia essa possibilidade, mas a versão publicada já não. Segundo a ILGA, 'É altura de reconhecer que a maioria e o Governo socialistas têm feito um bom trabalho em prol da homofobia [...] – e um mau trabalho na concretização do princípio constitucional da igualdade.'

Primeiro Jantar de Convívio do GRIP de 2008

Do blog do GRIP: 'O GRIP vai organizar o primeiro jantar de convívio de 2008 no dia 29 de Janeiro, terça-feira, às 20:30h, em local a anunciar mediante a inscrição. Estão convidadas @s associad@s, quem está inscrito na mailing-list informativa, e tod@s @s que quiserem vir conhecer o GRIP. Para se inscreverem, ou obterem mais informações, podem enviar um email para grip.ilga@gmail.com, indicanto nome e contacto caso desejem comparecer no jantar. As inscrições estão abertas até dia 27. Esperamos que apareçam!'

A visão de César das Neves sobre a história da Europa

Da crónica desta semana, sobre o 'papel emancipador' da Igreja Católica durante a Idade das Trevas: "[...] segundo a tese comum, a Igreja manteve o continente na obscuridade e miséria durante séculos até que a emancipação, com o Humanismo e Iluminismo, permitiu a ciência, liberdade e prosperidade actuais. Esta visão [...] é simplesmente falsa. Pelo contrário, a Igreja Católica, vencendo o paganismo obscurantista e civilizando os bárbaros, foi uma poderosa força dinâmica, estabelecendo os valores de tolerância, caridade e progresso [...]'

Ciganos segregados nos autocarros escolares de Roma

Depois de um grupo de pais ter exigido a separação de alunos de etnia cigana dos restantes, devido às lutas dentro dos autocarros, o Partido Refundação Comunista e a Esquerda Democrática endereçaram uma moção à conselheira municipal para que a segregação seja posta em prática. O Partido Democrático opôs-se, e a própria conselheira municipal, também do PD, lamentou que se estivesse a regressar aos tempos de Rosa Louise Park, a mulher norte-americana de etnia africana que, em 1955, recusou dar o lugar no autocarro a um branco.

Próxima edição do Lesboa

A próxima edição do Lesboa vai ser a 4 de Fevereiro, em Casal de Paulos, no Monsanto, em Lisboa. Na edição de Carnaval, o 'dresscode' vão ser os superheróis. A música vai estar a cargo das Samba de Raínha, DJ Nuno K, e VJs Bevel e Emboss. O preço de entrada são 15€, com direito a uma bebida.

Assassino maior de idade de Gisberta vai a julgamento em Fevereiro

Vítor Santos, um dos agressores de Gisberta, o único com mais de 16 anos à altura do crime (agora 18), foi pronunciado pelo TIC do Porto. A acusação é de ofensa à integridade física qualificada, e omissão de auxílio. Tanto o testemunho do próprio, como os de outros agressores, diziam que ele só viu Gisberta a ser espancada, sem participar, mas um dos outros menores implicou-o, dizendo que, pelo contrário, incitou à agressão, e que foi quem sugeriu despirem a vítima para verem os genitais. O julgamento vai ser a 7 de Fevereiro.

Nuno da Câmara Pereira contra dia nacional contra a homofobia

O deputado do Partido Popular Monárquico, Nuno da Câmara Pereira, relator da petição entregue na Assembleia da Republica por elementos da Associação ILGA-Portugal, pronunciou-se contra a instituição de um Dia Nacional Contra a Homofobia, dizendo que tal seria um atentado à liberdade de expressão, e diversidade de opinião, de quem é contra a homossexualidade, e os colocaria numa posição de discriminação, violando os princípios democráticos do estado português. O deputado sugere que a petição seja simplesmente arquivada.

Jodie Foster reconhece que é lésbica

A famosa actriz norte-americana, depois de muitas suspeitas e rumores, reconheceu que tem uma relação há 15 anos com a produtora Cydney Bernard. Embora nunca tenha negado publicamente ser lésbica, surpreendeu ao reconhecer a sua homossexualidade à revista 'Hollywood Reporter', dedicando um prémio à namorada, e referindo-se, no seu discurso à sua 'fragilidade e insegurança'. A actriz é mãe de dois meninos, Charlie, de 9, e Kit, de 6, nunca tendo referido quem é o pai.

Irão enforca jovem de 20 anos por 'crimes' de homossexualidade

Makwan Mouloudzadeh, de 20 anos, foi enforcado dia 5, na prisão de Kermananshah. Era acusado de ter violado 3 rapazes quando tinha 13 anos, que, entretanto, desmentiram o testemunho, dizendo terem sido coagidos pela polícia. O ayatollah Mahmoud Shahrudi chegou a dizer que a sentença seria revista, por ser 'contrária à lei islâmica', o que acabou por não acontecer. Com Makwan, sobe para três o número de iranianos enforcados em 2007 por 'crimes' cometidos quando menores, o que é proibido pela lei internacional, sendo o Irão o principal infractor.

Centro Comunitário Gay e Lésbico Passa a Centro LGBT

O Centro Comunitário Gay e Lésbico de Lisboa, que recentemente comemorou o seu 10º aniversário, tem um novo nome: a partir de agora, passa a ser conhecido como 'Centro LGBT' - de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trangéneros. Nas páginas do site da ILGA-Portugal, o novo nome já lá está!

3º Jantar de Solstício do GRIP

O GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto, da Associação ILGA-Portugal - vai organizar o jantar de Solstício de Inverno deste ano, no próximo dia 12 de Dezembro (quarta-feira), pelas 20h, em local a anunciar. Estão convidad@s tod@s @s que já conheçam, ou quiserem vir conhecer o grupo, numa atmosfera informal e de convívio. As inscrições estão abertas até dia 11, e devem ser enviadas para o endereço do GRIP.

DVDs da Rua Sésamo censurados nos EUA por suspeitas de homossexualidade

O organismo que classifica os filmes editados nos EUA, deu a classificação de 'para adultos' a dois DVDs da série infantil Rua Sésamo, por 'suspeitas' de 'homossexualidade'. As 'suspeitas' referem-se a um episódio em que Egas está no banho, e pede a Becas para lhe passar o sabonete.

Estudante ferido numa praxe corre risco de tetraplagia permanente

Um estudante, filho do deputado do PS Luís Vaz, ficou ferido numa praxe, ao atirar-se de um escorrega para um túnel com lama e palha. A demonstração de 'masculinidade académica' valeu-lhe paralisia nos braços e pernas, e foi operado ontem, com um prognóstico reservado, esperando-se que recupere pouca ou nenhuma mobilidade nos membros, com fisioterapia. O estudante frequentava a Escola Superior Agrária de Coimbra, estava no 3º ano de Engenharia do Ambiente, e tem 20 anos.

Desportista alemã(o) Yvonne Buschbaum anuncia mudança de sexo

Yvonne Buschbaum, estrela alemã do salto à vara, com um salto no top dos 10 melhores sempre, anunciou, aos 27 anos, a intenção de se retirar da competição. Não foram só as lesões nos tendões de Aquiles; Buschbaum sentia-se sobretudo cansado de estar encerrado num papel feminino, e decidiu passar a viver como o homem que sempre sentiu ser. Disse também que sabia que a transsexualidade ainda é um assunto tabú, mas que queria que isso mudasse em breve. Buschbaum é o terceiro caso conhecido de um desportista alemão a mudar de sexo.

Francisco José Viegas sobre 'Orgulho Hetero' da Tagus

Francisco José Viegas dá a sua opinião sobre a campanha 'Orgulho Hetero' da cerveja Tagus, e a reacção, no Diário de Notícias. "Andamos vigiados. Precisamos de contar anedotas sobre brancos, pretos, judeus, muçulmanos, gays, machos, mulheres, loiras, morenas, católicos, papas, padres, rabinos, alentejanos, açorianos, portuenses, lisboetas, o que for. Para ver se somos gente normal. Ou se só copiamos os estereótipos politicamente correctos"

Números da violência doméstica aumentam no Porto

O número de queixas apresentadas por violência doméstica, no Porto, duplicou em relação aos valores de 2007, segundo os dados do Departamento de Investigação e Acção Penal. As queixas por causa de violência conjugal aparecem em muito maior número que da violência contra contra crianças e idosos. As declarações foram prestadas por Hortência Calçada, delegada do DIAP, numa reunião com os técnicos do projecto LAURA (Localizar, Avaliar, Unir, Reflectir, Agir), que tem avaliado a realidade da violência doméstica no Norte.

Feminismo só ajuda ao romance

Ao contrário da opinião popular, o feminismo não só não compromete o romance, mas até o favorece. Um estudo da Rutgers University, dos EUA, mostra não só que o feminismo (na mulher e no homem) tende a tornar mais felizes ambos os membros de casais heterossexuais, mais satisfeitos a nível emocional e sexual, mas também que os estereótipos associados às feministas tendem a estar errados - elas não são, na maioria dos casos, solteiras ou descomprometidas, pouco atraentes, ou membros de relações lésbicas.

Catequista que esbofeteou rapaz até sangrar vai ser julgado

Um procurador de Castro Daire queria absolver um catequista que esbofeteou um rapaz de 13 anos até sangrar. Em 2005, num acampamento de verão, o catequista advertiu-o para não entrar na tenda das raparigas. Quando foi apanhado, o catequista agrediu-o, atirando-o ao chão e rebentando-lhe o lábio. Em defesa, o procurador e o réu disseram que a agressão se enquadrava no 'poder-dever de correcção'. O Tribunal da Relação rejeitou a teoria, e disse que era paradoxal, por a "própria moral e doutrina cristã proibirem qualquer forma de violência".

Deputada transsexual italiana Vladimir Luxuria impedida de ser madrinha

Uma prima de Vladimir Luxuria, deputada transsexual do Partido Refundação Comunista, pediu-lhe para ser madrinha no seu casamento, mas o pároco local impediu-a, justificando que "ele [sic] não acredita nos valores da família, nem sequer do ponto de vista político", embora "as suas 'opções pessoais' sejam outro assunto". Luxuria, que já foi activista, e a quem já tinham tentado impedir de usar o WC feminino no Parlamento, lamentou o distanciamento entre a atitudes dos líderes eclesiásticos e a comunidade católica, mais aberta e tolerante.

« previous123» next

terms and conditions  |    |  Contact to biwoo.com
code:licence, download  |  modification code  |  images licence   |  content licence
Valid XHTML 1.0 Transitional    Valid CSS!   [Valid RSS]