O actor australiano Heath Ledger foi ontem encontrado morto num apartamento em Manhattan, vítima de uma aparente overdose de medicamentos. Tinha 28 anos e tornou-se célebre pelo papel que interpretou no filme de Ang Lee, Brokeback Mountain de que muitos se lembram concerteza. Ainda o poderemos ver no seu último filme no papel de Joker, em The Dark Knight de Christopher Nolan, ainda não estreado, que será uma sequela de Batman Begins.
Rupert Everett resolveu partir a louça em relação a Hollywood e em particular em relação a Jodie Foster. Desvalorizou o recente coming-out da actriz por considerá-la já demasiado velha para que isso tenha algum impacto em Hollywood: "Ela tem 45 anos e isso não pode incomodar mais ninguém. Após uma certa idade você pode ser gay em Hollywood. Antes disso, não é apenas ruim, é impossível". Se é impossível, não é natural que só agora o tenha feito e que com isso possa contribuir para que se torne um pouco 'mais possível' para actores mais jovens?
Este filme, rodado em S Francisco nos 80s, tenta capturar toda uma Renascenca Lésbica que comecou a tomar forma mesmo no meio do trauma/epidemia da SIDA. Fala-se aqui de todas as mulheres queer que corajosamente redefiniram o feminismo e a sexualidade, forjando novos valores, sex-positive e libertários, que só recentemente chegam a Portugal. Como exemplo, foi desta corrente que emanou pornografia para lésbicas com valores feministas, as workshops de masturbacao como statement sex-positive ou a participacao em marchas GLBT em troncos nús.
Desta vez a polémica surgiu no seguimento da entrevista dada à revista Júnior pelo actor Chico Santo em que ele afirma ter gravado um beijo gay para o filme Antónia, e que a cena teria sido cortada para evitar a alteração da classificação indicativa do filme para maiores de 17 anos. O Dept. de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação no entanto, desmente que a relação afetiva entre personagens homossexuais de forma alguma iria agravar a classificação de um filme. Resta saber então o que terá motivado o corte da cena.
Mais um filme de temática gay a ganhar um prémio num festival de cinema. Desta vez foi o último filme do cineasta francês André Téchiné a ganhar o Grande Prémio do Festival Mezipatra na República Checa. A história de um grupo de amigos parisienses evocando os primeiros tempos da SIDA.
O filme Juno, uma comédia sobre gravidez na adolescência, conquistou o prémio máximo no Festival de Cinema de Roma. A actriz Ellen Page protagoniza o filme como a adolescente de Minnesota que tenta encontrar os pais "perfeitos" para adoptarem seu filho.
Filme de abertura da Festa do Cinema Francês em Lisboa, é um musical onde o romance atravessa orientações sexuais. "Uma das experiências cinematográficas mais belas e contagiantes do ano" é produzida por Paulo Branco (também produtor do filme "A outra margem" de Luís Filipe Rocha) e realizada por Christophe Honoré - um realizador assumidamente gay.
Correm rumores de que se prepara uma sequela do filme de temática gay mais visto de sempre - Brokeback Mountain - que contará a história da saída do armário de Ennis, após a morte do companheiro, acontecimento com o qual o anterior filme encontra o seu desfecho. Heath Ledger poderá continuar a desempenhar o papel deste rústico americano nos anos 70. A ver vamos, se é que vamos...
A Associação ILGA Portugal está a promover um passatempo que permite ganhar convites duplos para a antestreia do filme 'A outra margem' em Lisboa e no Porto nos próximos dias 24 e 23 respectivamente. Site oficial do filme: www.clapfilmes.pt/aoutramargem/
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Primeiro teaser do filme português premiado no Festival de Montreal "A Outra Margem". O filme relata a história de um travesti que perdeu o gosto pela vida e é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com síndrome de Down. Estreia dia 25 deste mês. Site oficial: www.clapfilmes.pt/aoutramargem/
O realizador alemão Stefan Westerwelle, vencedor do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa com a longa-metragem «Solange du hier bist», revelou que o próximo filme vai ser fora da temática gay «para alcançar mais público».
Ao que parece, Nicholas Ray era bissexual. Claro que não escapa aos preconceitos de "gay in the closet" ou outros aplicados aos bi, como "metrosex". Peguem nos dicionários de inglês se preciso for, sobre James Dean, dizia N.R.: "He was normal, which may mean bisexual." In contrast to this view of bisexuality as normative, Ray often represented exclusively heterosexual relationships as unstable and repressive." A normalidade é uma função estatística, não é possível explicar com eficácia a sexualidade humana com fórmulas matemáticas...
A comédia canadiana Breakfast with Scot, que conta a história de um ex-jogador gay de hóquei que luta junto com seu companheiro pela guarda de uma criança, vem provocando reacções negativas, incluindo apelos a um boicote, de jogadores e fãs de hóquei do Toronto Maple Leafs, já que este clube autorizou o uso do seu nome, logótipo e uniforme nas filmagens. Breakfast with Scot é uma adaptação do livro homónimo de Michael Downing e realizado por Laurie Lynd.
Gus Van Sant poderá vir a realizar um filme sobre a vida do malogrado primeiro político assumidamente gay nos Estados Unidos, que acabou sendo assassinado em 1978 por um supervisor extremista da Câmara de San Francisco. O papel de Harvey Milk deverá ser interpretado por Sean Penn e o de Dan White (o assassino), por Matt Damon.
De acordo com uma carta publicada hoje no blog pelo seu director, José Vieira Mendes, a revista de cinema Premiere vai ser descontinuada por decisão comercial do grupo editorial proprietário da revista. Assim o número de Outubro será o último a ser publicado. A Premiere portuguesa era um dos parceiros do festival de cinema Queer Lisboa (www.queerlisboa.blogspot.com/)
Crítica muito favorável do Diário de Notícias ao filme argentino "Glue [História Adolescente no Meio do Nada]" (2006) que passa hoje no Queer Lisboa, sofrendo a concorrência directa e quase desleal do "Brokeback Mountain", que passa uma hora mais tarde na RTP1: lobbygay.biwoo.com/story/brokeback-mountain-passa-na-rtp.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Trailer do documentário "Fora da Lei", da autoria de Leonor Areal, sobre a tentativa de casamento de Teresa e Helena, em Lisboa, no ano passado. O filme será apresentado no Queer Lisboa no próximo Domingo dia 16, às 15h30.
No próximo trabalho de Gus Van Sant, Sean Penn vai representar Harvey Milk, político gay da década de 70, de São Francisco, assassinado por Dan White (protagonizado por Matt Damon) em 1978. Gus Van Sant anunciou que vai começar a trabalhar no projecto, ainda sem nome, no final do ano. É o capítulo mais recente da corrida que o realizador iniciou para filmar a biografia do primeiro político abertamente homossexual. eleito nos EUA.
Estreia hoje o musical revisitado "Hairspray" (original de John Waters de 1988), que tem sido muito elogiado pela actuação de John Travolta, no papel de Edna Turnblad. Site oficial: www.hairspraymovie.com.
Vídeo da reportagem no Cartaz da SIC Notícias dedicado ao ex-Festival Gay e Lésbico de Lisboa, que inclui uma entrevista ao seu director, João Ferreira, que entre outras coisas explica a alteração de nome. Não parece é resultar bem com os jornalistas, "queer" parece uma palavra diferente de cada vez que se ouve na reportagem. Site oficial do evento: www.lisbonfilmfest.com e respectivo blog: queerlisboa.blogspot.com.