Ahora lobbygay.biwoo.com en tu móvil | Click here to create your biwoo.com  biwoo.com
6shakes
closed

Sputnik faz 50 anos no dia 4 de Outubro

O famoso satélite soviético Sputnik foi lançado há 50 anos, do cosmódromo de Baikonour. Foi o primeiro objecto colocado em órbita pela Humanidade. Com apenas 58cm de diâmetro, e 84kg de peso, a pequenina esfera metálica limitou-se a emitir um sinal de rádio contínuo, que podia ser detectado por radioamadores na Terra. Em Janeiro, já com a bateria esgotada, a órbita tinha decaído a tal ponto que o Sputnik reentrou na atmosfera, e foi carbonizado pela fricção. Foi o primeiro grande feito espacial da URSS, e um dos marcos da corrida espacial.

10shakes
closed

A homossexualidade na Grécia Antiga

O canal francês Planète exibe um documentário intitulado «Le sexe dans la Grèce antique»: www.planete.tm.fr/programmes/fiche.html?PROG_ID=188437. A pederastia sempre me pareceu estranha e curiosa: "As mulheres existem para as relações, os rapazes para o prazer. As mulheres existem para procriar..." Ou pedir autorização ao pai para poder ter a mão e o corpo do filho, etc. Mas o documentário refere-se a mais do que isso. O link para o vídeo é este: www.dailymotion.com/video/x2zdu7_civilisation-homo-grece-antique-5ie_tl.

7shakes
closed

Antínoo sagrado

A história de Adriano e de Antínoo é a de um imperador romano com o seu amante naquela que é uma das mais conhecidas relações homossexuais da Antiguidade Clássica. Promovido a deus por decreto imperial depois da sua morte nas águas do Nilo, Antínoo tem sido alvo de curiosidade moderna que tem dado alguma forma de continuidade ao seu culto. A página em causa é, segundo a descrição da mesma, "erotically-charged queer-themed historical fiction" e "a gay-positive antidote to orthodox religious dogma" com ilustrações explicitas a condizer ;)

6shakes
closed

Mesa Redonda - European Comparative Women's History, XX Century

Com Marilyn J. Boxer, Karen Offen, Michela de Giorgio e Mariette Sineau, dia 10 às 17horas na Sala Polivalente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A entrada é livre.

10shakes
closed

São Francisco celebra 40 anos do "Summer Love"

Era a cidade da geração beat, no estado da Califórnia, que mais que qualquer outra conseguiu encarnar os sonhos e as aspirações dos filhos das flores. Quarenta anos após o Summer of Love de 1967, São Francisco celebrou neste domingo o aniversário daquela incrível estação. Mais documentação: sfgate.com/summeroflove.

8shakes
closed

"Iron Jawed Angels" Sábado à tarde na RTP2

"Anjos Amordaçados", assinado por Katja von Garnier, é inspirado em factos reais e conta a notável e pouco conhecida história de um grupo de activistas e dinâmicas mulheres da América dos anos vinte, lideradas por Alice Paul e pela sua amiga Lucy Barns, que arriscaram a vida para ajudarem as mulheres americanas a terem direito a voto. A actriz Anjelica Huston venceu o Globo de Ouro de 2005 pela sua interpretação neste filme. Site: iron-jawed-angels.com.

12shakes
closed

Antecedentes históricos das uniões civis homossexuais

Um estudo recente a ser publicado no "Journal of Modern History" pelo historiador Allan A. Tulchin apresenta novos dados defendendo a existência de antecedente históricos de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo: os 'affrèrements' realizados na Alta Idade Média, que teriam sido um instituto que não sendo usado exclusivamente por irmãos de sangue, abrangia relações entre pessoas do mesmo sexo sem qualquer grau de parentesco, corroborando outros, como a célebre tese de Boswell, que põem em causa a ideia da universalidade do casamento hetero.

4shakes
closed

1572: A Noite de São Bartolomeu

Noite de 23 para 24 de Agosto de 1572: os sinos da catedral de Saint Germain-l’Auxerrois fazem o prenúncio do dia de São Bartolomeu – um mártir. Na Noite de São Bartolomeu de 1572, os católicos massacraram os huguenotes na França. Somente em Paris, três mil protestantes foram exterminados nessa noite. A violência estava espalhada por todo o país, o número de huguenotes mortos foi de dezenas de milhares.

4shakes
closed

O menino judeu que se tornou mascote dos nazis

Marc Kurzem cresceu a ouvir o pai contar histórias: como chegou à Austrália aos 15 anos apenas com uma velha mala castanha e como trabalhou com elefantes num circo. Mas houve uma história que Alex Kurzem nunca contou. Durante 50 anos, este judeu escondeu de todos que aos cinco anos foi "adoptado" pelos nazis. Só em 1997, decidiu revelar o passado e reconstruir o percurso que o levou da aldeia natal na Bielorrússia, então parte da URSS, até Melbourne - agora editado em livro pelo seu filho.

4shakes
closed

As mulheres que conquistaram as boinas verdes

Maria Arminda Pereira, Maria Zulmira André, Maria do Céu Policarpo, Maria Ivone Reis, Maria de Lurdes Rodrigues e Maria Nazaré Mascaranhas. Estes seis nomes ficarão para sempre na história militar portuguesa. No dia 8 de Agosto de 1961, as seis "Marias" receberiam o brevet de pára-quedistas, os primeiros da Força Aérea Portuguesa para mulheres.

5shakes
closed

Esperanto: 120 anos e ainda sem lobby que lhe valha

O livro "Universalaj Lingvoj en Svislando" ("Línguas Universalistas na Suíça") de Andreas Künzli tem mais de mil páginas, mas pode ser lido por poucas pessoas no mundo. Ele foi escrito em esperanto, um idioma que sonha em ser a língua universal. Apesar de ser uma ideia tão revolucionária, o esperanto até hoje não conseguiu estabelecer-se como idioma. "Falta o lobby político e económico para tornar o idioma realmente popular" conta Künzli.

4shakes
closed

Colecção musical de Hitler tinha composições de artistas judeus

Quis o destino e alguma ironia que a colecção de gravações de Adolf Hitler para gramofone fosse descoberta em Maio de 1945 por um militar russo. Lev Besymenski encontrou os discos empacotados durante uma revista a uma chancelaria, pouco depois da morte do ditador alemão. A surpresa chegou ontem: entre a colecção estão obras de artistas judeus.

6shakes
closed

Dia do Orgulho Gay lembra conquistas presentes e terror nazi em Hamburgo

Uma reportagem da Deutsch Welle sobre o horrendo passado nazi de perseguição dos homossexuais, numa cidade que hoje pode orgulhar-se por ter um autarca homossexual e reconhecer legalmente os casais de pessoas do mesmo sexo.

« previous1» next

terms and conditions  |    |  Contact to biwoo.com
code:licence, download  |  modification code  |  images licence   |  content licence
Valid XHTML 1.0 Transitional    Valid CSS!   [Valid RSS]